
Os eventos destinam-se a magistrados, servidores do Poder Judiciário, pesquisadores, estudantes, centros de pesquisa que já realizem ou estejam buscando aprimoramento para realização de pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias. A transmissão será pelo canal do CNJ no YouTube.
Os encontros têm como objetivo estabelecer ações de divulgação e debate dos resultados alcançados junto aos magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, à comunidade científica e aos demais integrantes do sistema de Justiça sobre as pesquisas realizadas pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias, que são divulgadas por meio de relatórios técnicos, bem como fomentar o debate em torno de metodologias e estratégias de realização de pesquisas empíricas aplicadas a políticas judiciárias.
A emissão do certificado ocorre por meio do sistema de inscrições eventos.cnj.jus.br e é necessário o registro de frequência no dia do evento, por meio do link que será disponibilizado no campo de descrição da transmissão.
Resumo do Próximo Evento
24 de novembro
Impacto da Covid-19 no Poder Judiciário
A pesquisa “O Impacto da Covid-19 no Judiciário” avaliou como o Poder Judiciário se organizou para atender as demandas estabelecidas a partir da adoção de medidas de proteção contra o novo Coronavírus. A iniciativa é fruto da parceria entre o Conselho Nacional e Justiça e o Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento e que tem por objetivo a “Consolidação dos Laboratórios de Inovação e Inteligência no âmbito do Poder Judiciário e fortalecimento das capacidades do CNJ para a produção de pesquisas em temas relacionados à Agenda 2030”.
A “Pesquisa Internacional do Judiciário Durante a Pandemia de Covid-19” foi promovida pela Internacional Association for Court Administration (IACA) em parceria com Justiça Federal e o iJuspLab (Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo) e teve por objetivo avaliar (i) acesso à Justiça, (ii) gestão do trabalho, e (iii) infraestrutura tecnológica do Poder Judiciário de 28 países após a declaração de pandemia pelo Coronavírus em março de 2020. Já a pesquisa “Resposta Judiciária à Pandemia da Covid 19 – Países Lusófonos” segue a metodologia da pesquisa internacional ao aplicar questionário entre 30 de novembro de 2020 e 15 de fevereiro de 2021, utilizando-se dos três parâmetros citados. Entretanto, os autores realizaram recorte para aplicação do questionário para magistrados de países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe).
Faça aqui sua inscrição para o seminário.
O evento ocorrerá conforme programação:
Rodadas Seguintes
Discussões sobre metodologia e técnicas de pesquisas e os principais desafios na obtenção e análise de dados quantitativos e qualitativos no âmbito do Poder Judiciário.